top of page
CATARINA RÔLO SALGUEIRO

Criação e Interpretação

SUSANA C. GASPAR

Direcção, Criação e Interpretação

Nasceu em Lisboa, em 1987. Licenciou-se em Ciências da Cultura – com especialização em Comunicação e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008. Encontra-se a finalizar o Mestrado em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2013 concluiu a F.I.A (Formação Intensiva Acompanhada) no Centro em Movimento, Lisboa. Participou na residência artística intensiva Voyages du Geste 7, no Líbano, em Agosto de 2013. Teve ainda formação com Ávila Costa, Margarida Mestre, Gaspare Nasuto, Jean-Luc Penso, Sofia Neuparth, João Mota, Joana Craveiro, Rosinda Costa e Gonçalo Alegria/Teatro do Vestido, Berty Tovías, Vanessa Segura, Maria Gil/Teatro do Silêncio, Peter Michael Dietz, Miguel Seabra, Maria Repas, Madalena Victorino, Natalia Burgueño, Tamara Cubas, Patrizia D’Antona, entre outros. Trabalha como actriz em Sintra, já tendo colaborado com Chão de Oliva, bYfurcação, Utopia Teatro, Éter - produção cultural, Conservatório de Música de Sintra, Tapafuros, teatromosca, entre outros. Interpretou e dirigiu Lampedusa (Vencedora Jovens Criadores 2012).

Nasceu em Lisboa, em 1991. É diplomada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Na sua formação artística destaca o contacto com o trabalho de Rui Mário, Ávila Costa, João Brites, Jean-Paul Bucchieri, Luca Aprea, Sara Belo,Joana Craveiro e Gonçalo Alegria/Teatro do Vestido. Trabalhou ainda com José Neto, Ricardo Gageiro, Mário Trigo, Sérgio Moura Afonso, Filipa Duarte, entre outros, tendo passado por grupos como o Teatro de Carnide, Teatro TapaFuros e Byfurcação. Foi uma artista -Mente, na edição Bairro-Mente, para o Teatro do Bairro. É co-criadora do colectivo artístico Os Possessos.

FILIPE ARAÚJO

Criação e Interpretação

MANUEL SÁ PESSOA

Criação e Interpretação

PATRÍCIA SUSANA CAIRRÃO

Criação e Interpretação

RUTE LIZARDO

Criação e Interpretação

Nasceu a 6 de Março de 1980 em Lisboa. Participou na criação de “O Grande Salão” de Martim Pedroso no TNSL e foi dirigido por Jorge Silva Melo em “Rei Édipo” de Sófocles no TNDM II. Foi também dirigido por Ana Tamen, Eduardo Alves e Ricardo Gageiro. Como performer integrou “Manual de Instruções” de Victor Hugo Pontes. Em cinema trabalhou com Miguel Martí, Carlos Coelho da Silva, José Farinha e Joaquim Leitão em “Purgatório 20,13”. Em 2010 foi-lhe atribuída uma bolsa de média duração pela GDA para a participação no curso Berlin post School for Physical and Theatre-Dance. No final do curso dirigiu a sua primeira criação, “stoPlisteNlooK”, na Tanzfabrik. Participou ainda em workshops com: Tamara Cubas, Matanicola, Peter Micael Dietz, Maya Lipsker, Farley Johansson, João Fiadeiro, Miguel Seabra, João Mota, Mónica Calle. A sua formação teatral começou em 2000 no The Lee Strasberg Theatre Institute em Nova Iorque, enquanto frequentava o 3º ano do curso de Arquitectura, e teve como professores Mauricio Bustamante, Chat Burton e Lola Cohen. A formação em teatro-dança começou no Centro em Movimento entre 2001 e 2003 no curso de formação acompanhada (Zona Z). Integrou o elenco de várias séries e telenovelas e foi galardoado melhor actor em publicidade do ano, pela revista Prisma.

Nasceu em França, em 1981. Licenciou-se em História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2006. Frequentou o Curso de Actores pela Companhia de Teatro de Sintra, em 1999. Entre 2005 e 2006 frequentou o Grupo de Teatro de Letras onde adquiriu formação com o professor e encenador Ávila Costa. Recebeu formação de teatro com Berty Tovías e Vanessa Segura, Marcia Haufrecht, Filipe Crawford, Teatro do Vestido. Frequentou o curso livre de Cultura Teatral - Módulo III, no Teatro Nacional D. Maria II. Trabalhou com Ávila Costa, Filomena Oliveira, Rui Mário, Nuno Vicente, Paulo Campos dos Reis, Susana C. Gaspar, Pedro Alves e Mário Trigo. Foi director e intérprete no projecto infanto-juvenil Literaturinha – ciclo de leituras encenadas, e no projecto IGNARA#GUERRA COLONIAL, ambos da Associação Cultural teatromosca. Trabalhou textos de Filomena Oliveira e Miguel Real, Pirandello, Ben Jonson, Shakespeare, Diderot, Nuno Vicente, Jon Berger, José Saramago, Lewis Carroll, Manuel Bastos, Miguel de Cervantes, entre outros.

Nasceu em Vila Franca de Xira, em 1977. Concluiu o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais – Direcção de Carlos Avilez - em 1997 e trabalha profissionalmente desde 1998. Interpretou textos de autores como Ferdinand Céline; Sófocles; William Shakespeare; Timberlake Wertenbaker; Luigi Pirandello; Oscar Wilde; Charles Dickens; Gil Vicente; Eça Leal; Luísa Barreto; Paulo Borges; Rui Mário; Luísa Barreto; Maria Almira Medina; Jorge Menezes; Hélia Correia; Ramon Gomez de la Serna; Luis Buñuel; Carlo Collodi; entre outros. Fez assistência de encenação no espectáculo “A Valsa” de Carlos Melo. Foi intérprete e co-criadora nos espectáculos “Azul Asa de Corvo” e “Memórias Redondas de um Jardim Invisível”. Intérprete e assistente de encenação no espectáculo “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi. Trabalhou com Mário Trigo (Teatro Focus), Pedro Alves, João Paulo Rodrigues (teatromosca), Fernanda Lapa, Maria Henrique, Sandra Faleiro, Lucinda Loureiro, Isabel Medina (Escola de Mulheres), Rui Mário (Tapafuros), Nuno Vicente (UtopiaTeatro), Sérgio Moura Afonso, entre muitos outros.

Nasceu em Almada, em 1979. Especializou-se na área da Intervenção Social através da Arte, na sua licenciatura em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Inicia a sua formação em teatro em 1995. Aprendeu/trabalhou com Luca Aprea, Possidónio Cachapa, Nuno Pino Custódio, Jean-Guy Lecat, Jean Paul Bucchieri, Fabrizzio Pazzaglia, Nuno Bizarro, Ana Borralho e João Galante, Diogo Tomás, Martim Pedroso, Emanuelle Scianmea, Paulo Campos dos Reis, Mário Trigo, Lina Ramos e Ricardo G. Santos. Fez formação em Teatro Fórum com o GTO – LX (Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa) e com Peter Jackson do Card Board Citizens (Londres). Com formação em Dança desde 1990, passou pela Companhia de Dança de Almada e pelo Fórum Dança explorando actualmente a corrente de Dança - Teatro.Desde 2007 é actriz, formadora e produtora na Companhia ANIMATEATRO. Gere a área social da companhia e é criadora de projectos de Intervenção Social e Artística com a Comunidade. Coordenadora do projecto artístico de intervenção social «AmArte», de âmbito concelhio, em parceria com a Divisão de Acção Social da Câmara Municipal do Seixal.

CARLA DIAS

Criação e Apoio de Direcção 

Mestre em Educação Artística (com dissertação em Questões de Género em Educação Artística).. Licenciada em Antropologia na especialização de Animação Sociocultural/Educativa e Museologia. Neste contexto desenvolveu trabalho no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo, na área de Serviços Educativos e Antropologia da Arte. Passou pela Escola Superior de Teatro e Cinema onde teve aulas com João Mota, Natália de Matos, Eugénia Vasques entre outros. Desde 1990 que se mantém ligada ao Associativismo Juvenil no concelho de Sintra tendo fundado em 1996 a Associação Cultural Absurdo da qual foi Presidente e na qual participou como actriz e encenadora. Frequentou cursos dirigidos por Filipe Crawford, Nuno Pino Custódio, Bibi Perestrelo, Maria João, Célia Ramos, Ana Borralho e João Galante, João Soeiro, Nuno Correia Pinto, entre outros. Como actriz tem trabalhado em grupos como Tapafuros, Utopia Teatro, Teatro Mínimo, bYfurcação e Casa das Cenas. Dinamiza oficinas de animação centradas no livro e na leitura para todos os públicos. Neste momento encontra-se a preparar um projecto de “contos não-sexistas” onde aborda as temáticas da Igualdade de Género para crianças e adultos. Dedica-se ainda à escrita de poesia, contos e à investigação de todas as temáticas acima mencionadas.

EQUIPA ARTÍSTICA

bottom of page